Projeto do Ifap “Pontes de Saberes” fortalece cooperação educacional e cultural entre Brasil e Guiana Francesa

Abertura oficial do projeto Pontes de Saberes, reunindo autoridades, professores e estudante.
O Campus Avançado Oiapoque do Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizou, de 13 a 16 de outubro, o projeto “Pontes de Saberes” (Pont de Savoirs), que promoveu atividades de intercâmbio educacional, científico e cultural nas cidades de Saint-Georges, na Guiana Francesa, e Oiapoque, no Amapá. As atividades envolveram aproximadamente 200 estudantes, com o objetivo de fortalecer os laços de cooperação transfronteiriça entre os dois países, valorizando o bilinguismo, a diversidade cultural e o desenvolvimento sustentável na região amazônica.
As ações tiveram como sedes principais o complexo educacional Cité Scolaire e o Campus Oiapoque. Durante os quatro dias, 120 alunos da Guina Francesa e 80 alunos dos cursos técnicos em Administração e Guia de Turismo do Campus Oiapoque participaram de atividades bilíngues e interculturais, incluindo exposições de robótica e materiais indígenas, tendas de línguas com relatos orais, competições esportivas, oficinas de capoeira, ciências e reciclagem, além de uma noite de observação astronômica.

“O projeto pontes de saberes nasceu da necessidade de interlocução das instituições da fronteira em promover intercâmbios e ações conjuntas. Quando essas instituições, juntas, realizam atividades como as que foram realizadas passamos a compartilhar saberes e fazeres como experiências exitosas. Os 4 dias do projeto foram de extrema relevância pois possibilitou a interação de alunos e servidores de diferentes instituições da fronteira e nos abre um horizonte mais animador para a qualidade da educação na região”, disse o coordenador do projeto, Eliel Nery.
A iniciativa foi estruturada em três eixos temáticos principais: clima e transição ecológica, democracia e mundialização justa e diversidade cultural e diálogo com a África. O projeto integra o calendário oficial da Temporada França–Brasil 2025 (Saison France–Brésil 2025), que tem como propósito aprofundar o intercâmbio cultural e científico entre os dois países e será realizada entre abril e dezembro de 2025.


Estudantes participam de oficina de robótica e jovens expressam a valorização das culturas locais com pinturas corporais e adereços tradicionais
Para a estudante Ingrid Lorrane, do curso técnico em Guia de Turismo, a experiência foi transformadora. “Foi algo extraordinário para mim. Aprendi muito, principalmente com a troca cultural que tive com os alunos da Cité Scolaire. Tive a oportunidade de aprender um pouco de francês e de conhecer mais sobre a cultura francesa”, relatou. O estudante Nelson Oliveira, do curso técnico em Administração, também destacou a importância de participar do projeto. “Foi uma experiência que agregou muito, tanto como aluno quanto como pessoa. Pude conhecer novos ambientes, novas culturas e novas pessoas, e isso foi muito importante para todos nós”, afirmou.
A cerimônia de encerramento, realizada no dia 16 de outubro, no Campus Oiapoque do Ifap, contou com a presença de autoridades brasileiras e francesas, além de servidores e estudantes. O evento foi marcado por apresentações culturais e pela entrega oficial da Carta Verde, documento simbólico que expressa os compromissos dos participantes com a educação inclusiva, a diversidade cultural e a sustentabilidade ambiental.
Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Instagram: @ifapoficial
Facebook: /institutofederaldoamapa



Redes Sociais