Histórico
Destinado ao desenvolvimento profissional no extremo norte do Amapá, área de fronteira do Brasil com a Guiana Francesa, o campus avançado Oiapoque oferta cursos técnicos na modalidade subsequente, e na forma presencial, além de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), conciliando atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, o campus tem 200 estudantes matriculados em quatro cursos, com turmas nos três turnos (manhã, tarde e noite).
Cursos ofertados em 2019
- Técnico em Comércio Exterior
- Técnico em Logística
- Técnico em Recursos Humanos
- Técnico em Vendas
- Técnico em Administração
O ingresso nos cursos técnicos é realizado, semestralmente, através de processos seletivos. Para saber como ingressar, acesse a página Processos Seletivos no Portal do Ifap.
Já o ingresso nos cursos FIC obedece a calendário próprio e a divulgação ocorre localmente.
Endereço
Avenida Joaquim Caetano da Silva, 870, Centro, Oiapoque-AP - CEP 68.980-000
Histórico
O campus avançado Oiapoque é vinculado administrativamente ao campus Macapá, tendo seu funcionamento autorizado pela Portaria Ministerial nº 378, de 9 de maio de 2016. Iniciou suas atividades acadêmicas ofertando o curso Técnico em Contabilidade na forma subsequente a partir do 2º semestre de 2016, com duas turmas de 40 estudantes nos turnos da manhã e noite.
Estrutura
O campus possui estrutura organizacional composta por 20 servidores, dentre técnicos e docentes. O organograma é composto pela direção geral, coordenação geral de ensino, pesquisa e extensão; coordenações de curso, bem como os setores de tecnologia da informação, apoio administrativo, registro escolar e acadêmico, gestão de pessoas, biblioteca, desporto, laboratórios, assistência estudantil, técnico pedagógico e Napne.
Sobre o município de Oiapoque
O município de Oiapoque está localizado no no extremo norte do estado do Amapá e tem área de 22.625 quilômetros quadrados. Antes chamado Veiga Cabral e vinculado ao município de Amapá, Oiapoque foi elevado a município pelo Decreto-lei Federal n º 7.578, de 23 de maio de 1945.
A palavra Oiapoque tem origem tupi-guarani, sendo uma derivação do termo oiap-oca, que significa casa dos Waiãpi.
Os primitivos habitantes da região são antepassados dos povos Waiãpi, que ocupavam a extensão territorial do rio Oiapoque, dos Galibi e Palikur, concentrados no vale do rio Uaçá e seus afluentes.
Tem uma população estimada em 25.514 habitantes (IBGE 2017), o que revela um aumento significativo em relação ao último censo (IBGE 2010), quando foram contados 20.509 habitantes .
Quatro povos – Palikur, Galibi-Kali’na, Karipuna e Galibi-Marworno - ocupam três Terras Indígenas (TI Uaçá, TI Juminá e TI Galibi), demarcadas e homologadas, que abrangem 23% da extensão territorial do município de Oiapoque. Estas terras configuram uma grande área contínua, cortada a oeste pela rodovia BR-156, que liga Macapá ao Oiapoque.
Na cidade-sede, está localizada a ponte binacional entre Brasil e França, ligando Oiapoque à cidade de Saint-Georges, na Guiana Francesa, território ultramarino francês.
Fontes: IBGE (cidades.ibge.gov.br) e Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (institutoiepe.org.br)
Redes Sociais