Campus Oiapoque do Ifap conquista premiação nacional na FEBIC 2025
Os estudantes Dhonato Brito (à esquerda) e Benjamin da Silva (à direita), autores do trabalho premiado na FEBIC 2025, representaram o Campus Oiapoque na categoria Preservação Histórico-Cultural.
O Campus Oiapoque do Instituto Federal do Amapá (Ifap) conquistou premiação nacional na Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC 2025), realizada em Joinville (SC). Os estudantes do curso técnico em Guia de Turismo integrado ao Ensino Médio receberam o título de destaque na categoria Preservação Histórico-Cultural com o trabalho “Preservação cultural de comunidades tradicionais de Oiapoque”.
A pesquisa foi desenvolvida pelos estudantes Dhonato da Silva Brito e Benjamin Jordy da Silva Gomes, sob orientação das professoras Rachel Dourado da Silva e Lídia Dely Alves de Sousa. O estudo analisou os impactos ambientais e socioculturais da exploração de petróleo e do garimpo na região, propondo o turismo de base comunitária como alternativa sustentável.
Para o estudante Dhonato da Silva Brito, a participação no evento representou um marco em sua formação: "participar da FEBIC foi uma experiência surreal, um momento de troca com alunos de todo o Brasil. O Instituto Federal nos proporciona esse aprendizado, que é um grande estímulo para quem está começando agora no universo das feiras científicas. Além disso, pela primeira vez o Campus Oiapoque conquista o título de Preservação Histórico-Cultural, o que torna essa conquista ainda mais gratificante."
A professora orientadora Rachel Dourado destacou a importância da premiação para a formação dos jovens pesquisadores pois, de acordo com a docente, "é uma grande alegria celebrar este prêmio. Orientar esse trabalho reafirma a importância de formar jovens cientistas que falam da Amazônia a partir da Amazônia, conectando pesquisa, cultura e futuro. Encontramos no turismo de base comunitária um caminho de preservação cultural e ambiental, aliado à geração de renda para as populações locais."
O estudo utilizou entrevistas, questionários, observação participativa e análise documental, resultando em um plano de ação com propostas de formação comunitária, estrutura mínima para o turismo e estratégias de divulgação sustentável.
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Instagram: @ifapoficial
Facebook: /institutofederaldoamapa
Redes Sociais