Projeto promove roda de conversa sobre realidade LGBTQIAPN+ no Oiapoque
Participantes da primeira ação do projeto "Vozes da Fronteira", com o coordenador, Renan Ramos (à esquerda)
O Projeto Vozes da Fronteira, iniciativa de extensão do Campus Avançado Oiapoque do Instituto Federal do Amapá (Ifap), realizou no último sábado, 18 de janeiro, a roda de conversa "O que é ser LGBTQIAPN+ na fronteira norte". O evento reuniu servidores do Ifap, acadêmicos da Universidade Federal do Amapá (Unifap), ativistas LGBTQIAPN+ e bolsistas do programa Amapá Jovem, promovendo um espaço de diálogo sobre as vivências e os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIAPN+ no município de Oiapoque e na região de fronteira.
Durante a atividade, os participantes discutiram temas como inclusão, os impactos sociais do preconceito e as estratégias para a promoção dos direitos humanos. Como incentivo à participação, foram emitidos certificados de 2 horas para todos os presentes.
Coordenado pelo professor Renan Ramos Almeida, o projeto foi aprovado no Edital de Ações Inclusivas e Diversidade da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Arte (Proext) do Ifap. A iniciativa tem como objetivo capacitar agentes promotores de direitos humanos LGBTQIAPN+ em Oiapoque e na região de fronteira, fortalecendo o protagonismo dessa população e criando espaços de debate e conscientização.
“Por meio do Projeto Vozes da Fronteira, buscamos construir uma sociedade mais justa e acolhedora, onde a diversidade seja respeitada e valorizada. O debate promovido pela roda de conversa é um passo importante para darmos visibilidade às questões enfrentadas pela comunidade LGBTQIAPN+ na fronteira norte”, destacou o professor Renan Ramos Almeida.
As próximas ações do projeto incluem exibição de filmes, oficinas e rodas de conversas com os temas abaixo e datas ainda a serem divulgadas de acordo com das demandas da comunidade local.
Próximas ações:
Oficina: O básico da sopa de letrinhas LGBTQIAPN+
Palestra: A nossa história: A trajetória arco-íris no Brasil e no Amapá
Roda de conversa: O que são políticas públicas LGBTQIAPN+?
Oficina: Políticas públicas LGBTQIAPN+, transformando o sonho em realidade
Oficina: Controle social, a resistência para além da representatividade
Cine Diversidade: Exibição de curtas metragem de classificação livre e domínio público, selecionados de acordo com o levantamento das demandas conceituais apresentadas pelo público atendido.
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Instagram: @ifapoficial
Facebook: /institutofederaldoamapa
Redes Sociais