Professor do Ifap participa da 7ª edição da Escola Sirius em Campinas-SP
Professores participantes da 7ª Edição da Escola SIRIUS | Foto: Arquivo Pessoal/Antonio José
De 13 a 17 de janeiro o docente do Campus Avançado Oiapoque do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Antônio José Gomes Carvalho Silva, participou da 7ª edição da Escola SIRIUS para professores do Ensino Médio (ESPEM 2025). O evento foi realizado no Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP) e, primeira vez, um docente do Ifap foi um dos selecionados para representar o estado do Amapá no evento.
Supervisionado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e executado em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a A Escola SIRIUS tem como objetivo principal estimular professores de ensino médio em um ambiente tecnológico moderno, vibrante e com profissionais gabaritados para que possam carregar ideias para as salas de aula onde atuam. Antonio Jose foi um dos dois representante do Amapá participantes desta edição.
Antonio José e Mateus Matos representaram o Amapá no evento | Foto: Arquivo Pessoal/Antonio José
A Escola Sirius é voltada para professores de Física, Química e Biologia que atuam no Ensino Médio das redes pública ou privada de ensino e permite que o docente participe de uma programação com aulas teóricas e práticas ministradas por profissionais do próprio Centro Nacional de Pesquisa com oportunidade de visitação às instalações do CNPEM. Para o docente do Ifap, participar da Escola foi uma experiência impressionante. Segundo ele, isso permitiu ampliar sua compreensão sobre ciência de ponta e o impacto desta na sociedade.
É no CNPEM que fica a instalação do SIRIUS, que dá nome a Escola, e que é considerada a maior e mais complexa infraestrutura científica construída no país. Trata-se de um equipamento de grande porte que usa aceleradores de partículas para produzir um tipo especial de luz, chamada de luz síncrotron. Esta luz produzida é utilizada para investigar a composição e a estrutura da matéria em suas mais variadas formas, com aplicações em praticamente todas as áreas do conhecimento.
Docente do Ifap durante visita as instalações do CNPEM | Foto: Arquivo Pessoal/Antonio José
"Durante a visita ao acelerador de partículas SIRIUS, tive a oportunidade de conhecer uma das infraestruturas mais avançadas do mundo, onde físicos, engenheiros civis, mecânicos, metalúrgicos e outros profissionais colaboram para criar e manter o funcionamento dessa complexa máquina. Essa vivência reforçou a relevância das carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática para o progresso tecnológico", contou ao Portal do Ifap, o docente de Física. "Visitar o SIRIUS também me sensibilizou para a importância da ciência como um esforço coletivo e internacional", disse ele. "A integração do SIRIUS em redes globais de colaboração destaca como a ciência ultrapassa fronteiras e beneficia toda a humanidade". explicou.
De acordo com o docente, o evento também possibilitou a troca de experiências com educadores dos outros estados e isso o inspirou também a buscar nova prática em sala de aula, enquanto professor. "A troca de experiências com colegas de diferentes estados foi enriquecedora, permitindo compartilhar práticas pedagógicas e desafios comuns no ensino de ciências. Fiquei particularmente inspirado pelas demonstrações de experimentos de física moderna utilizando materiais de baixo custo, como a exploração do espectro eletromagnético fora da faixa visível, que poderei adaptar para minhas aulas, tornando o aprendizado mais acessível e instigante", destacou.
"Este evento promove a atualização pedagógica e científica, trazendo novas metodologia pra ensino de ciências, apresentando novas tecnologias criadas a partir de micro e nanopartículas e a preocupação com sustentabilidade, ampliam horizontes para novas práticas educativas e cursos novos implantados com novas formas de ensino", frisou. Para Antônio José, "ao participar, você se torna parte ativa do maior centro de pesquisas científica do país".
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Instagram: @ifapoficial
Facebook: /institutofederaldoamapa
Redes Sociais