Página inicial > Mais Notícias > Ifap promove 3º IFrancofonia em Oiapoque

Ifap promove 3º IFrancofonia em Oiapoque

Publicado: Quinta, 23 de Março de 2023, 08h32 | Última atualização em Quinta, 23 de Março de 2023, 09h52

Estudantes franco-guianenses interagiram com estudantes de Oiapoque apresentando diversos aspectos da cultura da comunidade francofônica

Público reunido para a abertura do 3º IFrancofonia | Foto: Secom/Ifap

Em comemoração ao Dia Internacional da Francofonia, comemorado em 20 de março,  o Campus Avançado Oiapoque realizou a 3ª edição do IFrancofonia, evento destinado à promoção da cultura francesa na unidade do Instituto Federal do Amapá (Ifap) na fronteira.

Na noite de segunda-feira (20/3) o Campus Avançado recebeu estudantes do Lycee Melchior Et Garré e do o Collége Just Hyasine, instituições de ensino da Guiana Francesa, parceiros na realização do evento.

Mesa de abertura recepciona os participantes do evento | Secom/Ifap

Na abertura, o diretor-geral do Campus Macapá do Ifap, unidade ao qual está vinculado  administrativa o Campus Avançado, destacou a importância da realização do evento, em especial a possibilidade de intercâmbio entre os participantes e as instituições envolvidas. Para o diretor-geral, “o IFrancofonia tornou-se uma oportunidade para o Ifap ir além fronteiras”.

O diretor do Ifap em Oiapoque, Eliel Ney, destacou que havia entre os servidores e estudantes uma satisfação em receber os convidados, sobretudo, em promover a integração entre o Campus Avançado e as instituições de ensino francesas. Segundo o diretor Eliel, a proximidade dos país, das instituições, dos estudantes e das culturas poderia ser um diferencial e promover ainda mais o intercâmbio de conhecimento e educação na região.

Em nome das instituições francesas, o professor de História e Geografia Sébastien Béreau falou da expectativa em relação ao evento e agradeceu a recepção do Ifap ao grupo de estudantes franceses. Béreau acompanha o grupo da turma internacional brasileira do Lycee Melchior Et Garré. Nesta turma os estudantes recebem uma formação por três anos sobre a cultura e língua portuguesa.

A abertura contou ainda com a apresentação dos estudantes do Collège Just Hyasine que destacaram curiosidades da cultura, da geografia, da culinária e da língua francesa.

Estudantes franco-guianenses apresentam curiosidades sobre a comunidade francofônica | Fotos: Secom/Ifap

As atividades de terça-feira (21/3) foram de maior integração entre o público do evento. Os estudantes do Ifap puderam participar de oficinas promovidas pelos professores da Guiana Francesa que estimulavam a prática do Francês em conversação, jogos recreativos, curiosidades e exposições de trabalhos realizados pelos estudantes franco-guianense.

:: Mais fotos na galeria de Imagem do Portal do Ifap

O Campus Avançado Oiapoque está situado no extremo norte do Brasil compartilhando uma área de convívio de fronteira com Saint-Georges, Guiana Francesa. Para os organizadores do 3º IFrancofonia, o plurilinguismo, o isolamento e a região fronteiriça se torna um cenário incentivador para a promoção do compartilhamento de experiências culturais por meio da Língua Francesa.

A estudante do Lycee Melchior Et Garré, Kete de Lima Filho, disse que a participação no evento foi uma novidade para ela e que o evento se torna "uma oportunidade para os dois lados [da fronteira]" de troca de experiências. A estudante de 16 anos é tem pais brasileiros, mas nasceu e vive na Guiana. Para ela, a fluência nos dois idiomas, além do ambiente familiar, é favorecido também pela escola e por oportunidades de encontrar com a comunidade brasileira, como aconteceu no evento.

Estudante franco-guianense destacou o evento como uma "oportunidade para os dois lados" | Foto: Secom/Ifap

A conclusão das atividades contou ainda com apresentações realizadas pelos estudantes franceses sobre países que compõem a comunidade francofônica. O público presente formado por estudantes das turmas dos cursos subsequente e superior também prestigiou uma palestra sobre a história da fronteira e apresentações culturais com dança típica guianense e música brasileira.

Dia Internacional da Francofonia

Segundo a organização Francofonia Brasil, a Francofonia "refere-se em primeiro lugar ao conjunto de pessoas que partilham uma língua comum: o francês. Em 2022, a estimativa do número de falantes era de 321 milhões distribuídos pelos cinco continentes".

A data foi criada em 1988 para celebrar a Convenção de Niamey, no Níger em 1970, que instituiu a agência precursora da Organização Internacional da Francofonia (OIF).

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Facebook: /institutofederaldoamapa | Instagram: @ifap_oficial | Twitter: @ifap_oficial