Estudantes do Ifap em Oiapoque são campeões no Torneio Brasil de Robótica
A equipe de robótica Oyampis, composta por estudantes do ensino técnico subsequente do Campus Avançado Oiapoque do Instituto Federal do Amapá (Ifap), foi a campeã na categoria University do Torneio Brasil de Robótica (TBR). Eles participaram da etapa nacional da competição, que aconteceu nos dias 10 e 11 de dezembro, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Apresentação da Equipe Oyampis no Tornei Brasil Robótica | Tv Ifap
Durante o torneio, os estudantes tiveram que montar um robô e posicioná-lo sobre uma mesa de competição já pré-definida pelo regulamento da TBR com o objetivo de percorrer a área e realizar desafios e missões propostos no desafio prático. A equipe Oyampis competiu com outras duas equipes na categoria University, sendo uma do Campus Macapá do Ifap e outra com estudantes da cidade de Minas Gerais (MG).
Veja aqui o desafio prático
O robô dos estudantes de Oiapoque foi batizado de Patauá, nome de um fruto da Amazônica, construído com material de robótica da LEGO EV3, contendo sensor de toque, usado para iniciar as programações e o sensor giroscópio, que mede a velocidade angular e faz com que o robô caminhe o mais reto possível e faça curvas mais precisas.
Erick Ângelo Assunção, Livenilza Ruiz, Rozilma Pantoja, Maria Clara Protela, Walminey Vilhena, Jorgelani Pantoja foram os alunos competidores da TBR em 2022. Para eles, o trabalho em equipe foi fundamental para o sucesso no torneio. “Participar desse torneiro e entrar nesse projeto me fez perceber o quanto eu gosto da robótica, porque foi um momento de união, onde todos estavam envolvidos. A gente se esforçou muito e conseguiu”, comemorou Maria Clara Portela, estudante de Recursos Humanos e responsável pelo caderno de tecnologia durante a apresentação da equipe no TBR.
Coordenados pelos professores Hutson Roger Silva e Cristina Coutinho de Oliveira, a equipe contou com um pouco mais de 30 dias de preparação. “A maior dificuldade que tivemos foi o tempo. Em um pouco mais de um mês, tivemos que montar um caderno com mais de cem páginas com a engenharia do robô, fazer a programação dele e, além disso, arrecadar fundos para todos irem competir. Foi muito difícil programar o robô, em 30 dias, para completar as missões da competição”, disse o professor Hutson Silva.
Depoimentos da Equipe Oyampis
Livenilza Ruiz
“Incentivo. Incentivo educacional a tecnologia. Antes, o Campus Oiapoque não tinha projetos de robótica e, com essa vitória, outros estudantes possam encontrar motivação para participar dos projetos e conhecer mais sobre robótica”.
Erick Ângelo Assunção
“O resultado que obtivemos mostra para nós, Oiapoquenses, que somos capazes de chegar aonde quisermos. A educação é instrumento que nos leva para lugares que jamais imaginaríamos chegar, e esse resultado demonstra isso”.
Rozilma Pantoja
“O sentimento que trago com essa vitória é gratidão. E poder levar a robótica para dentro das aldeias é uma forma de estimular a educação e enaltecer a cultura indígena do nosso município”.
Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Instagram: @ifapoficial
Facebook: /institutofederaldoamapa
Redes Sociais