Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Atividades interativas remotas permitiram revisão de conhecimento para estudantes de Oiapoque
Início do conteúdo da página

Atividades interativas remotas permitiram revisão de conhecimento para estudantes de Oiapoque

Publicado: Segunda, 24 de Agosto de 2020, 14h00 | Última atualização em Quarta, 26 de Agosto de 2020, 09h40

Iniciativas envolveram estudantes dos cursos técnicos e de formação inicial  e continuada

 

Professores em reunião on-line | Foto: Arquivo CAO/Ifap

 

A pandemia da Covid-19 causou a interrupção das atividades presenciais do Campus Avançado Oiapoque do Ifap ainda em março deste ano, pouco após o início do semestre letivo. Para evitar que os estudantes ficassem desmotivados e desistissem dos seus cursos, o projeto Atividades Interativas Remotas (AIR) foi executado para fomentar a contínua integração entre a comunidade estudantil local.

Estudantes dos cursos técnicos de Comércio Exterior, Logística, Vendas e do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Gestão Financeira participaram da iniciativa estratégica para evitar a evasão escolar e o distanciamento dos estudantes da rotina da instituição no período de distanciamento social.

Estudante do Campus Avançado em interação com o Projeto | Foto: Arquivo CAO/Ifap

 

“A falta de uma internet de boa qualidade no município e as dificuldades materiais da comunidade discente causaram a impossibilidade de trabalhar nesse período de pandemia o ensino também por meio da EaD”, contou o docente do Ifap e coordenador do projeto Carlos Augusto. Segundo ele, esta realidade também atingiu os docentes da instituição impossibilitados de acessar a internet para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa, ensino e extensão.

Segundo a coordenação, as atividades ocorreram durante o mês de julho e consistiam em uma abordagem sistemática de acolhimento, motivação, acompanhamento e ensino-aprendizagem entre docentes e estudantes. Para isso, foram utilizadas ferramentas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como a plataforma digital Google Classroom e o aplicativo de mensagens WhatsApp, além de reuniões remotas, seminários pela web (webnários) e conferências virtuais.

Atividades poderiam ser acessadas através de ferramentas disponíveis na internet | Foto: Arquivo CAO/Ifap

 

“As Atividades Interativas Remotas consistiam em um processo de revisão dos conhecimentos desenvolvidos durante o primeiro ciclo de atividades letivas de 2020, de modo lúdico, prático e com uma interface de fácil utilização” explicou o coordenador. Segundo ele, os discentes de todo o município de Oiapoque tiveram acesso às atividades por meio dos próprios smartphones, tablets ou computadores. “Mesmo aqueles nos locais mais remotos [do município], desde as aldeias indígenas, como Santa Izabel, até à aldeia do Kumarumã, conseguiram participar”, destacou.

O coordenador avaliou que o saldo dos trabalhos com as AIR foram os estudantes pedindo a continuidade, mesmo após as férias de julho, e docentes mais capacitados para produzir e interagir por meio das TICs. “Uma comunidade escolar mais motivada, unida e agradecida, revelando o quanto a aventura de ensinar e aprender foi construída de modo rico, inclusivo, colaborativo e profícuo’, afirmou.

Para os docentes da instituição, a iniciativa foi encarada como um desafio, permitindo a cooperação e colaboração mútua sobre os instrumentos utilizados, bem como a troca de conhecimentos e experiências e a elaboração de novas e diferentes abordagens. Para o professor Carlos Augusto, a utilização de todos estes recursos e de aprendizado permitiu “a ebulição de um processo de continuidade de uma educação pública, gratuita e de qualidade, mesmo durante a pandemia da Covid-19, mesmo diante de todas as dificuldades de comunicação do município e das pessoas de Oiapoque”.

Equipe

Atividades Interativas Remotas (AIR) foi um projeto de ensino desenvolvido pelos professores Aldrian Lima, Carlos Augusto da Silva, Leandro de Oliveira, Lidiane Amanajás e Márcia Pereira.

Atividades

Curso Técnico Subsequente em Vendas: Empreendedorismo e Inovação; Matemática Financeira; Administração de Vendas; Comportamento do Consumidor e Língua Inglesa.

Curso Técnico Subsequente em Comércio Exterior: Língua Inglesa; Contabilidade Aplicada; Estatística e Inteligência de Mercado.

Curso Técnico Subsequente em Logística: Língua Inglesa; Gestão de Armazenagem e Movimentação; Gestão de Operações e Gestão de Transporte e Frota.

 

Com informações do Campus Avançado Oiapoque do Ifap


Seção de Gerenciamento de Comunicação Social (Secom) do Campus Macapá do Ifap
Departamento de Comunicaçao - Dicom

Instituto Federal do Amapá (Ifap)

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Twitter: @ifap_oficial

Facebook:/institutofederaldoamapa

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página