Página inicial > Mais Notícias > Ifap recebe comitiva da Université de Guyane em Oiapoque

Ifap recebe comitiva da Université de Guyane em Oiapoque

Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2023, 10h33 | Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2023, 10h58
Ifap recebe comitiva da Université de Guyane | Foto: Arquivo CAO

O Campus Avançado Oiapoque do instituto Federal do Amapá (Ifap) recebeu no dia 9 de novembro uma comitiva formada por estudantes e docentes da Université de Guyane (UG), instituição de ensino supeior da Guiana Francesa. A visita envolveu discentes dos cursos superiores das duas instituições, com foco em aproximação cultural, bem como discutir desafios para o ensino na fronteira.

A roda de conversa entre as instituições destacou as ações realizadas no âmbito dos cursos da UG, especialmente as licenciaturas como Geografia e História, e de cursos do Ifap em Oiapoque. Nas conversas entre os alunos, a comunicação não foi problema, considerando que a maioria dos alunos da UG falam português e puderam também relatar suas experiências.

Estudantes franceses compartilham suas experiências no ensino superior | Foto: Arquivo CAO/Ifap

Nos relatos, destacaram-se como ações àquelas voltadas ao apoio realizado pelas instituições e a política de assistência ao estudante. Estudantes indígenas do Ifap, bem como aqueles envolvidos em projetos como de robótica, astronomia e bolsistas do programas IFMais, puderam contribuir com suas experiências na prática de extensão como possibilidade de formação profissional mais completa.

Estudantes do Ifap falam sobre projetos realizados durante curso | Foto: Arquivo CAO/Ifap

Para os envolvidos na atividade, o encontro uma oportunidade de aproximação entre os professores das instituições. A docente de Inglês do Campus Avançado, Pâmela Oliveira, destacou que “a atividade permitiu o exercício dos alunos na língua inglesa e mostrou a importante de [domínio] uma língua estrangeira” no diálogo com outros estudantes da região da fronteira. Para o professor da Université de Guyane, Rosuel Pereira, o momento como foi uma “oportunidade dos alunos conhecerem outras realidades, especialmente a dinâmica de acesso e permanência”.

Com informações do Campus Avançado Oiapoque/Ifap
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá