Página inicial > Mais Notícias > Projeto desenvolvido em aldeia indígena no AP recebe menção honrosa em premiação internacional

Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2023, 10h17 | Última atualização em Quarta, 22 de Novembro de 2023, 12h00

Projeto foi desenvolvido na aldeia do Manga em Oiapoque

Crianças indígenas durante oficinas de robótica | Foto: Arquivo Pessoal

O projeto "Mapeando o céu de Oiapoque: Práticas Pedagógicas com Robótica e Astronomia Indígena na Aldeia Manga" desenvolvido por estudantes e professores do Campus Avançado Oiapoque do Instituto Federal do Amapá (Ifap) recebeu em outubro deste ano a menção honrosa de participação no Prêmio Seymour Papert e Paulo Freire. O projeto foi desenvolvido de abril a julho de 2023 na Aldeia do Manga e levou oficinas de robótica para crianças e adolescentes indígenas.

A premiação faz o reconhecimento de boas práticas em robótica educacional implementadas por escolas públicas e privadas ou por projetos desenvolvidos por secretarias de educação estaduais ou municipais no país. O projeto amapaense ofertou oficinas de robótica articuladas com a astronomia indígena e produziu materiais de observação astronômica e robôs na aldeia.

"Quando iniciamos o projeto não tínhamos noção da proporção que ele iria tomar. O projeto já foi apresentado na Mostra Nacional de Robótica e na Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, em ambos, chamou a atenção de diversos professores e pesquisadores de todo o Brasil", destacou o coordenador do projeto e docente do Ifap, Hutson Roger Silva. Para o docente, " o mais empolgante de estar nesse projeto foi ver o desenvolvimento que os alunos tiveram, além disso, toda a troca de experiência cultural se torna lições para que levemos para toda a vida".

A estudante do curso superior em Tecnologia em Gestão Comercial do Campus Avançado, Nanoay Rodrigues, diz ficar sempre emocionada ao falar da importância de levar a robótica para a comunidade indígena. "A nossa primeira missão foi levar a robótica até a Aldeia do Manga, mostramos o básico da robótica e ensinamos as crianças a manusearem o lego e o Arduino", recordou.

A estudante contou que realizou com o projeto várias idas até a aldeia e expressou sua alegria de apresentar novos conhecimentos aos participantes do profeto. "Participei de várias idas até a aldeia, me sentia muito feliz em saber que os meus irmãozinhos indígenas estavam adquirindo algo novo, ver a felicidade nos rostos deles, de darem um passo a mais levando os ensinamos que nos repassaram, foi uma alegria enorme", contou.

Para a estudante maria Eduarda Negrão, "participar do projeto na comunidade indígena do Manga além de uma experiência incrível, foi também uma oportunidade de aprendizado, uma troca de conhecimento junto com as crianças". Para ela, "ver a curiosidade se transformar em conhecimento e desenvolvimento foi algo fascinante".

Segundo a extensionista, a troca de conhecimento junto com as crianças da aldeia é algo inesquecível.  "Ter a imagem das crianças concentradas nos seus projetos de montagem e programação dos robôs para o torneio de robótica, a alegria delas ao chegar os sábados e estarem animadas para nossa chegada, sempre com animação e um sorriso nos dado uma recepção calorosa", recordou.

O projeto será um dos destaques na Jornada internacional de Cultura, Astronomia e Robótica, que acontece de 1 a 3 de dezembro, no Campus Avançado Oiapoque. As inscrições para o evento podem ser realizadas até 25 de novembro no site de eventos do Ifap. No evento, além ter uma programação na aldeia, os participantes do projeto competem com 30 inscrições no torneio de arco e flecha, seis no inscrições no foguete, um inscrição na Robótica e um inscrição na apresentação de trabalhos.

Com informações do Campus Avançado Oiapoque/Ifap
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá