Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Estudantes se destacam e garantem vagas em Olimpíadas do Conhecimento
Início do conteúdo da página

Estudantes se destacam e garantem vagas em Olimpíadas do Conhecimento

Publicado: Segunda, 23 de Junho de 2025, 09h38 | Última atualização em Segunda, 23 de Junho de 2025, 10h08

Estudantes do Ensino Médio Integrado dos cursos Técnico em Administração e de Guia de Turismo do Campus Oiapoque do Instituto Federal do Amapá (Ifap), conquistaram a classificação para duas das mais importantes competições científicas do país: a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), edição 2025. As equipes do Campus estão sob a orientação do professor Antônio José Gomes de Carvalho e se classificaram nas etapas locais.

OBA

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), cuja prova foi realizada em 16 de maio, consiste em dez questões, sendo sete de astronomia e três de astronáutica, divididas em quatro níveis de dificuldade. Três alunos do Campus se destacaram: Andressa do Vale Galvão, Davi Miguel Pantoja de Souza e Nelson Oliveira da Silva Neto. Eles agora aguardam o resultado nacional, que será divulgado em 30 de junho. Os melhores colocados no nível mais avançado poderão participar de seletivas para representar o Brasil em competições internacionais.

 

Para a OBA a classificação ocorreu com pontuação obtida pelos três estudantes que obtiveram notas igual ou acima de 7 pontos, sendo convidados automaticamente para participar da seleção da prova internacional da OBA. Para a conquistas de medalhas agora aguardam o resultado da média nacional. De acordo com os resultados já computados, a expectativa é pelo menos uma medalha de prata para um dos competidores que atingiu nove pontos.

OBAFOG

Na Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), duas equipes do Campus garantiram a classificação após construírem e lançarem foguetes com materiais recicláveis, como canudos, garrafas PET e tubos de PVC. A Equipe A, formada por Felipe Emanoel Araújo Fontine, Asafe Silva da Silva e Adriel da Silva Santa Brigda, e a Equipe B, composta por Benjamin Jordy da Silva Gomes, Ingrid Lorrane de Oliveira de Castro e Nayra Barbosa, alcançaram lançamentos superiores a 100 metros de distância. Com isso, foram convocados para a Jornada de Foguetes, que ocorrerá em Barra do Piraí (RJ) no segundo semestre de 2025.

O evento vai reunir os melhores projetos do país e incluirá a realização de Palestras e oficinas sobre astronomia, astronáutica e ciências afins, bem como observação do céu e visita a um planetário, além de novos lançamentos de foguetes, com premiação em medalhas e troféus para os destaques. Segundo o orientador das equipes,  Antônio José: “A conquista dos alunos reforça o compromisso do IFAP - Campus Oiapoque com a excelência acadêmica e a inovação, incentivando a participação em eventos que promovem o conhecimento científico e tecnológico”.

A OBAFOG foi realizada no país inteiro entre os dias 1° e 16 de maio. As provas no Campus Oiapoque oram realizadas no dia 16 e contou com a participação de oito equipes do Ifap. Duas equipes obtiveram o alcance igual ou acima de 100 M, sendo isso requisito obrigatório para participar da prova nacional no Rio de Janeiro em Barra do Piraí.

 

Com informações do Campus Oiapoque

Seção de Gerenciamento de Comunicação Social do Campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Instagram: @ifapoficial
Facebook: /institutofederaldoamapa

registrado em:
Fim do conteúdo da página