Página inicial > Mais Notícias > Estudante do Ifap em Oiapoque é aprovada em universidade pública do nordeste

Estudante do Ifap em Oiapoque é aprovada em universidade pública do nordeste

Publicado: Quinta, 13 de Agosto de 2020, 11h22 | Última atualização em Terça, 18 de Agosto de 2020, 18h53
“Nunca desistam de seus sonhos”, declarou Carla dos Santos, para incentivar outros estudantes do interior do país.

Carla Adriane posa ao lado do computador durante acesso ao site da instituição | Foto: Arquivo pessoal

A estudante do curso Técnico em Vendas do Campus Avançado Oiapoque Carla Adriane Pereira dos Santos foi aprovada pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU) na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A jovem ingressou no Instituto Federal do Amapá (Ifap) na terceira edição do Programa de Extensão Leitores Franceses em 2017 e desde então se destaca em diversas atividades de extensão, como o projeto Robótica para Meninas e a participação em eventos culturais da instituição.

Natural de Oiapoque, Carla Adriane relata que, no curso técnico, aprendeu muito sobre planejamento, premissa central do eixo tecnológico do Campus, gestão e negócios. Além disso, já contribui em diferentes projetos de ensino das áreas de artes, linguagens e comunicação.

Para o ingresso no curso superior na UERN, Carla Adriane indicou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por meio do SiSU. A aprovação veio no dia 20 de março deste ano para o curso de Rádio, TV e Internet, Campus Mossoró – RN. Com a pandemia da Covid-19 e o distanciamento social imposto pelas autoridades sanitárias em todo país, só no próximo dia 28 de agosto a estudante poderá embarcar para o Rio Grande do Norte para cursar a faculdade.

“Conseguir realizar um sonho faz parte do planejamento pessoal e profissional de muitas pessoas, conhecimento principal que aprendi no curso técnico”, disse a estudante. “Hoje levo (comigo) as experiências do Ifap de ensino, pesquisa e extensão com sucesso para minha nova jornada acadêmica no ensino superior!”, declarou.

A jovem destacou que estudantes do interior do país não podem se sentir desencorajados a realizar seus sonhos. “Faço aqui um apelo especial aos estudantes das diversas regiões do interior do Brasil que, apesar das inúmeras dificuldades no ensino e aprendizagem, nunca desistam de seus sonhos!”. Segundo ela, “com planejamento, dedicação e paciência, a conquista de cada um chegará com certeza!”

Além da aprovação na UERN, Adriane aguarda o resultado de uma segunda chamada do SiSU para o curso de Cinema na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Para ela, esse curso seria a concretização de seu verdadeiro sonho e está bem confiante com as suas notas.

Recentemente a estudante desenvolve atividades de pesquisa e inovação e, desde março deste ano, é bolsista no projeto em arranjos produtivos locais “IFAP KIDS: Promovendo Práticas de Sustentabilidade com Crianças em Oiapoque”, coordenado e orientando pela professora Mayara Costa.

Para a orientadora Mayara Costa, Adriane é uma aluna exemplar, muito dedicada e compromissada com os projetos que participa. “Acompanhar seu crescimento desde o Programa Leitores Franceses e hoje no desenvolvimento de pesquisa e inovação muito nos orgulha em ver esses alunos serem protagonistas de suas próprias vidas, de suas próprias histórias”, completa.

Segundo a orientadora, “isso fortalece a nossa missão enquanto professores da educação básica. Mostrar que tudo é possível quando feito com coração! Estou muito contente com sua aprovação!”

Com colaboração de Mayara Costa

Campus Avançado Oiapoque do Ifap