Página inicial > Mais Notícias > Projeto de ensino promove jogo virtual para estudantes do Ifap

Projeto de ensino promove jogo virtual para estudantes do Ifap

Publicado: Segunda, 18 de Mai de 2020, 09h13 | Última atualização em Segunda, 18 de Mai de 2020, 16h21
Com o uso de plataformas totalmente on-line, a iniciativa minimiza o distanciamento entre os estudantes e o Instituto durante a suspensão das aulas em decorrência da pandemia da Covid-19
Estudantes do curso Técnico de Administração do Campus Avançado Oiapoque que participam do projeto (Fotos: Arquivos Pessoais )

Estudantes do Campus Avançado Oiapoque participam desde o dia 7 de maio de 2020 da primeira edição do projeto ADM QUIZ 2020. A iniciativa executada pela Coordenação do curso Técnico em Administração visa manter os estudantes do Ifap em constante contato com a instituição por meio de um jogo interativo de perguntas e respostas.

No formato quiz, o jogo é on-line e aborda temas relacionados aos conteúdos já ministrados nos componentes curriculares ao longo dos cursos técnicos em execução no Campus Avançado.

Apesar de estar em andamento, é possível o ingresso de novos jogadores em qualquer uma das fases do jogo. Com três fases já executadas, outras 11 ainda são previstas. A 4ª fase acontece na terça-feira, 19, no horário das 12h às 23h59.

Para participar, os interessados podem acessar o link https://classroom.google.com/u/3/c/MTI0MDUxNjE2ODUw ou baixar o aplicativo Google Sala de Aula na Play Store (Android) ou App Store (iOS). Em seguida, clicar em “turmas” e depois “participar de uma turma” para inserir o código “yvboezq” (letras minúsculas).

O projeto encerra no dia 25 de junho e o resultado final será divulgado no dia 27 do mesmo mês. Os competidores receberão um certificado emitido pelo Ifap pela participação, com a carga horária correspondente. Confira o cronograma completo.

Cronograma de execução do ADM QUIZ 2020

O ADM QUIZ 2020 nasceu com a proposta de promover a interatividade com os estudantes, mantendo-os em constante contato com a instituição durante o período de distanciamento social.

O jogo utiliza o aplicativo Google Sala de Aula para gerenciar os participantes, que contam ainda com o suporte por meio do WhatsApp para dúvidas.  O Google Formulário também é utilizado para a realização das perguntas com feedback das respostas e atribuição da pontuação.

De acordo com o coordenador do projeto, o docente do Ifap em Oiapoque Marcos Costa, a proposta “surgiu depois da suspensão do calendário letivo” quando “ficamos preocupados com distanciamento dos alunos e o possível esfriamento [do entusiasmo] em relação curso”, explica.

Segundo o docente, inicialmente o projeto foi proposto para estudantes do curso Técnico em Administração, mas “como a aceitação foi boa, resolvemos abrir para servidores e alunos de outros cursos”, disse.

A realização do projeto de ensino totalmente on-line permite que os jogadores do ADM QUIZ 2020 possam participar de qualquer área com a cobertura de internet, como é o caso do estudante Jedean Nunes. Indígena da etnia Galibi-Marworno, ele cursa o 2º período do curso Técnico em Administração do Campus Avançado Oiapoque. O estudante destacou que, para ele, enquanto indígena, é importante participar do projeto, pois lhe permite uma experiência capaz de ajudar a se envolver mais com o curso.

Estudante Jedean Nunes na aldeia Kumarumã em Oiapoque durante distanciamento social (Foto: Arquivo Pessoal)

Jedean e outros dois estudantes da mesma origem estão fazendo seu distanciamento social na aldeia Kumarumã, região da Terra Indígena do Rio Uaçá, distante cerca de 78 km da sede de Oiapoque. A aldeia é uma das maiores da região. A distância não desanima o jovem, que se empenha para participar do ADM QUIZ 2020 acompanhando todas as instruções.

Mesmo com as limitações de acesso à internet, para o estudante é possível participar do jogo e dessa forma manter-se em contato com os estudos. O acesso à internet na área é limitado e ofertado por instituições de ensino presentes na aldeia.

Já na sede do município, para a estudante do 2º período do curso Técnico em Administração Graciene Ferreira Mourão o jogo tornou-se uma forma de recordar os conteúdos do curso e, segundo ela, é  "uma forma de lembrar o que estamos estudando".

Para Graciene, esse período de suspensão das aulas, imposto para prevenir a expansão do novo coronavírus, o jogo ajuda a ocupar o tempo. "Eu ficava entediada em casa", disse a estudante, que considera ADM QUIZ 2020 uma forma de mudar a rotina. Para ela, o jogo é fácil e requer apenas atenção por parte do participante para obter bons resultados.

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá