Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Campus Avançado Oiapoque comemora 4 anos de criação
Início do conteúdo da página

Campus Avançado Oiapoque comemora 4 anos de criação

Publicado: Sexta, 08 de Mai de 2020, 19h28 | Última atualização em Segunda, 18 de Mai de 2020, 10h06

Em 2020 é prevista a implantação de novo curso técnico, de cursos em EaD e obras para ampliação do espaço físico buscando a consolidação a presença do Ifap na região de fronteira

No dia 9 de maio de 2020, o Instituto Federal do Amapá (Ifap) comemora quatro anos de implantação do Campus Avançado Oiapoque.  O Campus se destaca pela localização estratégica na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa e segue consolidando a expansão do Ifap em um dos principais municípios do interior do estado.

Em meio ao distanciamento social, imposto pelas autoridades civis e sanitárias do estado em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Ifap está impedido de realizar eventos com o público, mas celebra a data destacando as principais ações e o impacto social positivo para o município da atuação desta unidade ao longo desses quatro anos.

Atualmente, cerca de 220 jovens e adultos da região de Oiapoque estão matriculados em cursos ofertados pela instituição. Nesta fase, ainda considerada de estruturação, o Campus oferta à comunidade local os cursos Técnicos em Administração, em Comércio Exterior, em Contabilidade, em Logística, em Recursos Humanos e em Vendas, todos na modalidade subsequente.

No segundo semestre deste ano, está prevista a implantação do curso Técnico em Finanças, na mesma modalidade, fortalecendo o desenvolvimento local e capacitando os moradores, que não mais precisam migrar do município para ter acesso a formação técnica e profissional, como historicamente acontecia entre os jovens e adultos  daquela região fronteiriça.

De acordo com o diretor do Campus Avançado Oiapoque, Eliel Nery, a credibilidade do Ifap na formação profissional local é visível nas relações de parcerias estabelecidas com outras instituições presentes no município, como a Associação Comercial de Oiapoque, o Departamento da Receita Federal, por meio do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil, e as escolas municipais e estaduais com as quais são desenvolvidos diversos projetos.

Estudantes visitam área de placas solares de indústria geradora de energia (Foto: Arquivo Institucional)

 

Na relação com as instituições privadas e empresas da região, as visitas técnicas se destacam na metodologia de ensino como uma forma de aproximar os estudantes e empregadores da região. O egresso do curso Técnico em Comércio Exterior  Thálisson Teixeira Rabelo, 21 anos, conta que o Ifap possibilitou o primeiro contato com o mercado de trabalho, como a oportunidade de hoje trabalhar em um cartório.

O jovem afirma ainda que a instituição “instiga os seus alunos a se aprimorarem em diversas áreas de conhecimento técnico, o que, definitivamente, traz grandes expectativas e um potencial inovador ao mercado local”.

Diante de significativas iniciativas realizadas pelo Ifap, no ano passado a Câmara Municipal de Oiapoque concedeu uma moção de elogio como forma de reconhecimento pelas relevantes contribuições ao município na área da educação.

Em 2018 os primeiros 77 técnicos foram formados, levando ao mercado de trabalho profissionais qualificados a partir da conexão da realidade local e a formação profissional e tecnológica adequada. O egresso do curso Técnico em Contabilidade Bruno Oliveira dos Santos, 22 anos, afirma que o Ifap tem um diferencial que deveria ser copiado.  Segundo Bruno, “todo o conhecimento que eu adquiri ali dentro foi extremamente útil para minha vida pessoal e profissional”.

Bruno durante o estágio no Cartório local (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Há dois meses, o técnico em Contabilidade foi convocado em concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e conta que, mesmo antes de terminar o curso do Ifap, começou a atuar no mercado de trabalho colocando em prática formação técnica que estava recebendo. 

Em 2020, outros 40 estudantes aguardam a formatura que deve acontecer logo após o período de suspensão das atividades imposto pela pandemia do novo coronavírus.

Para o diretor-geral do Campus Macapá Marcio Prado, "O Campus Avançado Oiapoque é um marco para o município". Prado diz que nestes quatro anos de criação "temos muito orgulho dos servidores, dos estudantes e de toda a mudança que a presença do Ifap promove na realidade da cidade como na vida das pessoas".

Pessoal

Em Oiapoque, o Ifap é formado em seu quadro pessoal por 21 servidores em exercício local, dos quais dez são técnicos administrativos e onze, docentes. Somados aos servidores, estão os empregados terceirizados, sendo seis vigilantes, três de serviços gerais e um recepcionista.

São 31 pessoas que fazem funcionar a unidade ligada administrativamente ao Campus Macapá. Elas atuam para garantir a permanência e conclusão com êxito dos estudantes. 

“O crescimento e reconhecimento que o Campus Avançado tem na comunidade decorreu de toda dedicação do grupo de servidores que trabalham aqui”, afirma o diretor da unidade, Eliel Ney. Segundo ele, “O trabalho dos docentes na construção da identidade profissional dos que são formados aqui é inegável” e de tal forma é “empenho de técnicos na condução das atividades administrativas e pedagógicas como forma permitir a permanência dos alunos na instituição”, disse.

Para a reitora do Ifap, Marialva Almeida, "o campus Avançado Oiapoque é resultado de um imenso esforço  de nossa instituição e, ao fazer esse esforço, nosso objetivo sempre foi o de levar ao município uma das nossas mais importantes bandeiras: a de que a educação transforma a vida das pessoas para melhor e, ao fazer isso, torna as instituições, cidades e as relações mais humanas aptas para resolver os desafios que a vida impõe como este agora que vivemos com essa pandemia. Imaginar que o Ifap hoje, ajuda os nossos jovens a não pararem seus estudos por não ter condições de sair de seu município para seguir sua formação é um orgulho que nossa instituição carrega consigo. Mas não nos contentamos com esse estágio, queremos mais e estamos trabalhado para que nossa unidade do Oiapoque amplie sua estrutura, seus cursos e os serviços que oferece a este município tão importante para desenvolvimento do Amapá".

Extensão

Um forte eixo de atuação do Ifap em Oiapoque é a extensão, o que permite que essa abordagem seja um"processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político", como determina a Política de Extensão do Ifap. Atualmente, dez projetos de extensão estão em fase de execução.

Os programas locais de extensão estimulam empreendedorismo e produção cultural. Prova disso são os diversos projetos e eventos desenvolvidos com objetivo de estabelecer uma relação sociotranformadora com a comunidade.

Assim, se consolidam os projetos como o IFérias, quando o Ifap recebe a comunidade para várias atividades promovidas por estudantes e docentes no período de férias escolares, ou ainda os projetos de capacitação, com a oferta de cursos de idiomas e empreendedorismo, além de eventos temáticos como o Dia do Estudante, Dia das Crianças, Festa Junina, Cantata Natalina, dentre outros que promovem a cultura, a inclusão e o respeito às diferenças.

O diálogo com a comunidade local também se faz presente com o programa de rádio "Ifap no Ar", na Rádio Fronteira FM 104.9. A parceria com a rádio permite divulgação das iniciativas da instituição. O programa vai ao ar toda terça-feira, às 10h.

Mostra Cultural Francesa 2018 realizada no Campus Avançado (Foto: Arquivo C.A.O)

 

Intercâmbio

Ainda neste eixo, outro aspecto de significativo destaque é favorecido pela localização geográfica do Campus Avançado. Literalmente às margens do Rio Oiapoque e na fronteira, as atividades de extensão e ensino viabilizam o encontro cultural entre os povos da região, favorecendo a troca de experiência entre Ifap e instituições da Guiana Francesa.

Em Fevereiro de 2020, o Campus foi palco do primeiro encontro de intercâmbio entre o Ifap e o LycéeProfessionnel Max Joséphine, de Caiena. Todos os anos também promove o IFrancofonia, evento produzido por ocasião do Dia Mundial da Francofonia, em 20 de março, bem como mostras que abordam no decorrer do ano vários aspectos da cultura francesa.

Perspectivas

No ensino, além do novo curso Técnico em Finanças, que deverá ter seu primeiro processo junto com o PS 2020.2 do Ifap para cursos subsequentes, após o período de distanciamento social, o Campus Avançado Oiapoque, ainda em 2020, deve implantar cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Francês Básico e Operador de Microcomputador, ambos na modalidade de Educação a Distância (EaD).

Estão previstas também cursos FIC de redação para Enem e de inglês básico, além de novos projetos de extensão e ensino com o retorno das atividades após a pandemia da Covid-19.

No âmbito estrutural, estão previstos a implantação do sistema de painéis fotovoltaicos de energia solar para garantir a sustentabilidade e economia do Campus e o inicio da construção do auditório multiuso da unidade.

Para acompanhar as atividades desenvolvidas pelo Ifap através do Campus Avançado Oiapoque basta acessar o site oiapoque.ifap.edu.br

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook: /institutofederaldoamapa

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página