Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Estudante apresenta pesquisa em seminário internacional
Início do conteúdo da página

Estudante apresenta pesquisa em seminário internacional

Publicado: Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 16h45 | Última atualização em Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 15h30
Projeto tem como grupo de estudo catraieiros de Oiapoque

Com o tema "Planejamento Educacional na Fronteira de Oiapoque: uma proposta sobre o perfil de interesse dos catraieiros”, o estudante do curso técnico em Recursos Humanos do Campus Avançado Oiapoque do Instituto Federal do Amapá (Ifap) Romario Almeida Araújo apresentou, no II Seminário Internacional de DYAGA-Oiapoque, pesquisa realizada com catraieiros do município.

O estudante do Ifap é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio/Técnico (PIBIC JR) e apresentou a pesquisa no evento promovido por um grupo de pesquisadores do Brasil e da França, integrantes do Projeto Dinâmicas de Circulação de Bens, Pessoas e Planejamento Territorial na Fronteira Guyano-Amapaense (DYAGA).

O seminário aconteceu nos dias 2 e 3 de dezembro e teve como objetivo discutir e compreender as dinâmicas territoriais informais e formais, além de ações de políticas públicas organizadoras desses territórios.

A avaliadora professora Amélia Nogueira da UFAM e bolsista do Pibic JR Romario Araújo - (Foto: Arquivo Pessoal)

A pesquisa apresentada em forma de pôster buscou verificar o perfil de interesse dos catraieiros quanto à oferta de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Ifap no município de Oiapoque, de acordo com o seu atual Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

O trabalho foi avaliado pelos docentes Sidney Lobato, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), e Amélia Nogueira, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que consideraram a pesquisa relevante e manifestaram surpresa pelo fato de ela estar sendo desenvolvida por um estudante do ensino técnico. 

Para Romario, “participar deste evento internacional é uma experiência única que eu levarei para toda a minha vida. Saio muito satisfeito por apresentar minha pesquisa com excelência”.

Para o docente do Ifap Breno Silva, um dos orientadores da pesquisa, o evento é "o encontro científico mais importante da região de Oiapoque". Segundo ele, o compartilhamento da pesquisa por parte do estudante proporciona a verticalização do ensino e registra a participação da instituição em encontros importantes, destacando a realidade local.

“Acompanhei a apresentação do Romario e percebi que ele estava animado com essa oportunidade", contou o orientador. Segundo Breno, o estudante "ficou muito feliz quando os professores de outras universidades comentaram que sua pesquisa estava em um trabalho a nível acadêmico, de ensino superior, mesmo sendo ele ainda do ensino técnico”, disse.

 

Com informações do Campus Avançado Oiapoque

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook: /institutofederaldoamapa

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página