Página inicial > Mais Notícias > Estudante apresenta pesquisa em seminário internacional

Estudante apresenta pesquisa em seminário internacional

Publicado: Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 16h45 | Última atualização em Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 15h30
Projeto tem como grupo de estudo catraieiros de Oiapoque

Com o tema "Planejamento Educacional na Fronteira de Oiapoque: uma proposta sobre o perfil de interesse dos catraieiros”, o estudante do curso técnico em Recursos Humanos do Campus Avançado Oiapoque do Instituto Federal do Amapá (Ifap) Romario Almeida Araújo apresentou, no II Seminário Internacional de DYAGA-Oiapoque, pesquisa realizada com catraieiros do município.

O estudante do Ifap é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio/Técnico (PIBIC JR) e apresentou a pesquisa no evento promovido por um grupo de pesquisadores do Brasil e da França, integrantes do Projeto Dinâmicas de Circulação de Bens, Pessoas e Planejamento Territorial na Fronteira Guyano-Amapaense (DYAGA).

O seminário aconteceu nos dias 2 e 3 de dezembro e teve como objetivo discutir e compreender as dinâmicas territoriais informais e formais, além de ações de políticas públicas organizadoras desses territórios.

A avaliadora professora Amélia Nogueira da UFAM e bolsista do Pibic JR Romario Araújo - (Foto: Arquivo Pessoal)

A pesquisa apresentada em forma de pôster buscou verificar o perfil de interesse dos catraieiros quanto à oferta de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Ifap no município de Oiapoque, de acordo com o seu atual Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

O trabalho foi avaliado pelos docentes Sidney Lobato, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), e Amélia Nogueira, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que consideraram a pesquisa relevante e manifestaram surpresa pelo fato de ela estar sendo desenvolvida por um estudante do ensino técnico.

Para Romario, “participar deste evento internacional é uma experiência única que eu levarei para toda a minha vida. Saio muito satisfeito por apresentar minha pesquisa com excelência”.

Para o docente do Ifap Breno Silva, um dos orientadores da pesquisa, o evento é "o encontro científico mais importante da região de Oiapoque". Segundo ele, o compartilhamento da pesquisa por parte do estudante proporciona a verticalização do ensino e registra a participação da instituição em encontros importantes, destacando a realidade local.

“Acompanhei a apresentação do Romario e percebi que ele estava animado com essa oportunidade", contou o orientador. Segundo Breno, o estudante "ficou muito feliz quando os professores de outras universidades comentaram que sua pesquisa estava em um trabalho a nível acadêmico, de ensino superior, mesmo sendo ele ainda do ensino técnico”, disse.

Com informações do Campus Avançado Oiapoque