Página inicial > Mais Notícias > Estudantes aprendem sobre o cotidiano de indústria de pesca em visita técnica

Estudantes aprendem sobre o cotidiano de indústria de pesca em visita técnica

Publicado: Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 11h40 | Última atualização em Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 09h32
A ação faz parte de projeto de extensão do Campus Avançado Oiapoque
Estudantes, orientadores e funcionários da empresa durante visita técnica - (Foto: Carlos Silva | Arquivo pessoal)

Estudantes dos cursos técnicos em Comércio Exterior e Logística do Campus Avançado Oiapoque do Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizaram, nos dias 18, 19 e 21 de novembro, uma visita técnica na empresa COMPESC - Indústria e Comércio de Pescado. A iniciativa, que faz parte das atividades do projeto de extensão desenvolvido pelos docentes do Ifap Carlos Augusto Silva e Aldrin Lima, permitiu que os estudantes pudessem acompanhar a operação da companhia na atividade industrial.

De acordo com o orientador do projeto, Carlos Augusto Silva, por meio da visita os estudantes conheceram "o desembarque da matéria-prima, o processo de inspeção de qualidade, estocagem, transferência para o sistema de produção, processamento, embalagem e despacho do produto". O acompanhamento desse processo permitiu aos estudantes maior entendimento do funcionamento de uma indústria e a verificação de aplicação de conhecimentos teóricos estudados nas aulas.

Conforme o orientador, as principais observações dos estudantes do curso técnico de Comércio Exterior "foram referentes às compras necessárias ao processo produtivo dos instrumentos que seriam importados, como maquinários, tecnologia, insumos e materiais". Os estudantes também tiraram dúvidas sobre as possibilidades de exportação do produto final produzido pela empresa.

A visita também proporcionou que os estudantes do curso de Logística tivessem contato com aspectos próprios da atuação dos profissionais dessa área, bem como os processos desenvolvidos na empresa. De acordo com o docente, os estudantes "se preocuparam mais em conhecer os sistemas de supllychain, a logística de produção e de distribuição".

Para o orientador do projeto, a visita técnica promoveu "interação empresa-escola, estudante-profissional". Através do projeto, "os discentes puderem observar as peculiaridades dos sistemas de produção e comercialização dos produtos da companhia".

A empresa visitada é uma das cinco maiores empresas processadoras de pescados em operação no município de Oiapoque e produz cerca de cinco toneladas de pescado diariamente, das quais duas toneladas e meia são transformadas em filé. A distribuição dos produtos finais ocorre tanto para Macapá, quanto para outros mercados do país.

Com informações do Campus Avançado Oiapoque