Página inicial > Mais Notícias > Estudantes fazem visita técnica a geradora de energia renovável

Estudantes fazem visita técnica a geradora de energia renovável

Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2019, 13h34 | Última atualização em Terça, 12 de Novembro de 2019, 14h41
A atividade visa o encontro do estudante com o universo profissional

Área de Placas solares  -  (Foto: Arquivo Institucional)

Na sexta-feira, 8/11, os estudantes do curso técnico em Recursos Humanos do Campus Avançado Oiapoque do Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizaram uma visita técnica à empresa Voltalia, localizada no município e especializada em produção de energia renovável. A atividade faz parte do componente curricular Saúde e Segurança do Trabalho, ministrada pelo docente Aldrian Lima, com o objetivo de permitir o encontro dos estudantes com o universo profissional, proporcionando uma formação mais ampliada através da aplicação de conhecimentos teóricos e práticos.

De acordo com Aldrian Lima, a realização de visita técnica "é de extrema relevância para os estudantes do curso técnico, pois através dela é possível observar o ambiente real de uma empresa em pleno funcionamento, além de ser possível verificar sua dinâmica, organização e todos os fatores teóricos implícitos nela", explicou.

A estudante do curso técnico de Recursos Humanos Lorena Silva explicou que a empresa utiliza placas solares como forma de energia sustentável e dessa forma fornece energia ao município. Segundo ela,  a visita "foi muito gratificante e de grande importância para a nossa aprendizagem, principalmente com relação a um componente curricular do nosso curso de RH, Saúde e Segurança no Trabalho", disse.  "Com a visita podemos ver de perto como funcionam as questões de utilização de EPIs [equipamentos de proteção individual] dentro da empresa, além de recebermos uma boa explicação sobre a forma como a empresa trabalha", declarou.

Já para a estudante Sivone Rigor, foi possível relacionar a teoria à prática. "Pude visualizar na prática a teoria ensinada em sala de aula e principalmente a troca de experiências", disse. "Foi muito importante observar o ambiente real da [empresa] Voltalia, em pleno funcionamento, uma experiência incrível", declarou ela destacando a importância da oportunidade de visitar o espaço.

Área de entrada da empresa  -  (Foto: Arquivo Institucional)

Durante a visita, o supervisor da empresa Leonardo Salgado demonstrou o paro parque solar da empresa fornece energia elétrica para as áreas urbana e rural do município de Oiapoque. O sistema também permite a otimização da infraestrutura já existente diminuindo os custos operacionais com a redução do uso de combustível.

A empresa visitada é de origem francesa e sedia o primeiro sistema híbrido do mundo com três fontes de energia, sendo duas delas renováveis. O sistema foi implantado em 2018 e foi o primeiro implantado no Brasil.

Com informações do Campus Avançado Oiapoque

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá