Página inicial > Mais Notícias > Bioeconomia e Amazônia são foco da SNCT 2019 no Campus Avançado

Bioeconomia e Amazônia são foco da SNCT 2019 no Campus Avançado

Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2019, 12h07 | Última atualização em Terça, 12 de Novembro de 2019, 14h21
Evento foi a oportunidade de levar ciência à comunidade local

Nos 21, 22 e 23 de outubro o Campus Avançado Oiapoque do Instituto federal do Amapá (Ifap) promoveu uma série de atividades em referência à 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Idealizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Semana Nacional é realizada anualmente desde 2004, em parceria com diversos órgãos, incluindo as instituições federais de ensino e pesquisa, como o Ifap. O tema escolhido para o evento este ano foi “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. Confira nossa galeria de imagem do evento.

Em Oiapoque, mais de trinta atividades foram realizadas pelo Ifap em conjunto, por meio de professores, técnicos e alunos do Campus Avançado. Dentre essas, exposições sobre reciclagem de canudos plásticos, modelos de negócio sustentáveis e ecoética, além de oficinas de robótica, xadrez, literatura, cinema e construção de foguetes com materiais reciclados, minicursos de inglês, logística reversa e comércio justo.

A programação também contou com mesas-redondas discutindo temas como bioeconomia, sustentabilidade e as diferentes abordagens a estas relacionadas. “Foi uma excelente oportunidade para, mais uma vez, ir à comunidade e trazê-la ao Ifap para discutir um tema tão importante e estratégico para a região”, disse a docente do Campus Avançado Whitney Cabral, representante local da comissão organizadora da SNCT.

Para Whitney Cabral, “estar na Amazônia e poder trazer temas como a bioeconomia à luz da abordagem conjunta gera um ambiente em que todos ganham: alunos, servidores, cidadãos, a ciência e a Amazônia”, explica. “o Ifap, sem dúvida, cumpriu mais uma vez seu papel educacional e social”, ressaltou.

O diretor do Campus Avançado Oiapoque, Eliel Nery, destacou a importância do evento. “Ações como essa democratizam o acesso à ciência, discutem temáticas de extremo interesse social, abrem as portas da Instituição para que a comunidade se aproprie de informação”, afirmou. O encerramento da SNCT 2019 do Campus Avançado Oiapoque ocorreu no dia 23 de outubro, com apresentações culturais de alunos e do Coral Vozes do Ifap, com músicas em inglês e português.

Com informações do Campus Avançado Oiapoque

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá