Página inicial > Mais Notícias > Campus Avançado Oiapoque e Receita Federal assinam termo de cooperação técnica

Campus Avançado Oiapoque e Receita Federal assinam termo de cooperação técnica

Publicado: Sexta, 04 de Outubro de 2019, 13h22 | Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2019, 16h39
Termo cria Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) no Campus Avançado Oiapoque

O Campus Avançado Oiapoque do Instituto Federal do Amapá (Ifap) e a Receita Federal assinaram Termo de Cooperação que cria Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) no Campus. O evento de parceria entre as instituições ocorreu no último dia 25/9 e tem como objetivo oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo em Oiapoque. Clique aqui para ver mais fotos.

No NAF, os alunos serão capacitados em cursos ministrados pela Receita Federal para que aprendam de forma prática conteúdos abordados nos cursos ofertados na unidade, como, por exemplo, as rotinas fiscais e contábeis. “Essa parceria é muito importante porque o município Oiapoque ganha seu primeiro Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal. Tanto estudantes se beneficiam com a prática quanto a sociedade receberá serviço de assistência tributária e fiscal gratuita”, disse o diretor-geral do Campus Macapá, Márcio Prado.

A cerimônia de assinatura contou com a presença do diretor do Campus Avançado Oiapoque, Eliel Nery, da gerente nacional dos NAF/Receita Federal, Ana Paula Saqui, do representante do NAF da segunda Região Fiscal, José Batista Laurindo, do representante da delegacia da Receita Federal em Macapá, Edimilson dos Santos, da representante o NAF no Amapá, Maria Auxiliadora Reis, do representante do NAF/São Paulo, Dennis Shinizu, do presidente da Câmara de Vereadores, José Nazareno Rodrigues, do Secretário de Educação, Elton Aniká, da diretora de ensino do Campus, Maria Luciene de Oliveira Lucas, da Coordenadora do Sebrae em Oiapoque, Tereza Márcia do Nascimento Ramos, e do  Coordenador do NAF no campus Avançado, Enio Michel Miranda.

Em seu discurso, o diretor do Campus Avançado Oiapoque, Eliel Nery, relembrou como foi a busca pela parceira com a Receita Federal para criação do NAF na unidade. “Desde o final 2016 procuramos fazer a parceira para trazer o NAF para o nosso Campus. Hoje o sonho se torna realidade e beneficia os nossos alunos e a sociedade do Oiapoque.”, contou.

A gerente nacional dos NAF, Ana Paula Saqui, frisou, em sua fala, que esse é o terceiro termo de cooperação no Brasil com instituições de ensino técnico. Atualmente, existem mais de 300 núcleos formalizados com Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil e mais de 200 em 11 países da América Latina.

Os estudantes do Campus Avançado Oiapoque que compõem o NAF participaram das palestras e oficinas: “Boas Práticas – Receita Federal do Brasil”, “Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal no Brasil”, “Oficina Cuboz: Receita Federal do Brasil” e “Propriedade Territorial Rural (ITR)”.

Sobre o NAF no Brasil

O NAF é desenvolvido, em regra, por instituições de ensino possuidoras de cursos de Ciências Contábeis ou de Comércio Exterior, incentivadas e apoiadas pela Receita Federal, valorizando-se o conhecimento fiscal por meio da prática. Busca-se, dentre outros objetivos:

• Proporcionar aos estudantes formação sobre a função social dos tributos, direitos e deveres associados à tributação;
• Qualificar o futuro profissional por meio da vivência prática, proporcionando a aplicação do seu aprendizado acadêmico, assim como a geração de conhecimento acerca das obrigações tributárias em discussões, palestras, grupos de estudo, treinamentos e visitas guiadas à Receita Federal;
• Disponibilizar orientação contábil e fiscal a pessoas físicas de baixa renda, microempresas, MEIs e entidades sem fins lucrativos.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Facebook: /institutofederaldoama