Página inicial > Mais Notícias > Extensão: Projeto e Curso encerram atividades do primeiro semestre

Extensão: Projeto e Curso encerram atividades do primeiro semestre

Publicado: Quarta, 19 de Junho de 2019, 11h54 | Última atualização em Quarta, 26 de Junho de 2019, 16h56
As ações atenderam estudantes da instituição e comunidade externa

Encerramento do projeto "Cinema e literatura no Ifap" (Foto: Enio Nascimento/Arquivo pessoal)

Duas iniciativas de extensão tiveram suas atividades encerradas neste mês de junho no campus Avançado Oiapoque. O projeto "Cinema e literatura no Ifap" e o curso Inglês para Professores  foram ações desenvolvidas por docentes do Instituto Federal do Amapá e atenderam a comunidade interna e externa.

:: Leia também: Ifap recebe moção de elogio da câmara de vereadores em Oiapoque | III Rastapé promove cultura e integração da comunidade

Cinema e Literatura

O Projeto "Cinema e literatura no Ifap" apresentou longas-metragens com o objetivo de formação de público para o circuito de cinema alternativo, despertando o interesse por textos literários.
A atividade foi encerrada no dia 15 de junho. Foram sete exibições, desde clássicos da literatura mundial até histórias em quadrinhos (HQ´s).

A iniciativa coordenada pela docente do Ifap Lílian Lobato, Língua Portuguesa, destacou a importância de gêneros textuais como romance, autobiografia, relato e HQ. De acordo com a coordenação do projeto, a proposta visa abordar o texto literário para além do aspecto clássico, dando liberdade de escolha ao leitor sobre suas preferências de leitura.

A estudante do curso técnico subsequente em Comércio Exterior Janaina Pantoja explicou: "Cada exibição abordava uma literatura diferente através de um filme que apresentava situações históricas, problemas sociológicos, até mesmo do nosso dia a dia". A estudante disse estar ansiosa para as novas exibições de filmes e encontros do projeto, que retorna no segundo semestre de 2019.

De 3 a 5 de julho o projeto vai realizar exibições voltadas para o público infantil, no horário das 8h30 às 10h, no campus Avançado Oiapoque.

Estudante do campus Avançado Oiapoque, Janaina Pantoja (Foto: Jefferson Souza/Secom-Ifap)

Para a diretora de ensino do campus Avançado Oiapoque, Maria Luciene, a iniciativa é "um projeto que vai além dos conhecimentos adquiridos na sala de aula" e "mostra o grande potencial que o cinema e a literatura têm para desenvolver aptidões antes desconhecidas".

Curso de Inglês

No dia 18 de junho, o curso de extensão Inglês para Professores encerrou suas atividades do semestre. Professores do Ifap e da rede pública municipal participaram da iniciativa coordenada pela docente do campus Wanne Miranda. O curso teve como objetivo a formação complementar dos professores de Oiapoque, abordando a Língua Inglesa e suas estruturas linguísticas principais, bem como aspectos culturais.

Encerramento do curso Inglês para Professores. (Foto: Divulgação-CAO/Ifap)

De acordo com a coordenação, "a ideia do curso surgiu a partir do interesse e da necessidade que os professores têm de aprender a Língua Inglesa, tanto por questões pessoais, quanto, especialmente, por questões relacionadas à formação profissional".

Através do curso, os professores tiveram um contato com o idioma por meio do conhecimento sobre conteúdos básicos que foram ministrados de forma aplicada ao contexto da educação, com vocabulários específicos e diálogos utilizados em situações reais de uso.

Professora da rede estadual de ensino há 25 anos, Márcia Rosa participou do curso ofertado pelo Ifap. Segundo ela, na atividade docente é necessário estar sempre atualizada. "O curso foi de extrema importância para mim", afirmou Márcia, "pois proporcionou-me um contato mais aprofundado com o idioma e me fez despertar a vontade de aprender sempre mais".