Página inicial > Mais Notícias > Ifap recebe moção de elogio da câmara de vereadores em Oiapoque

Ifap recebe moção de elogio da câmara de vereadores em Oiapoque

Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 18h41 | Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2019, 10h58
Sessão solene destacou a atuação do Ifap para o desenvolvimento educacional do município

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap) recebeu da Câmara Municipal de Oiapoque uma moção de elogio pelas relevantes contribuições ao município na área da educação. A moção foi aprovada por unanimidade pelos vereadores durante a sessão ordinária deliberativa de terça-feira, 4/5.

Durante sessão, foram homenageados a reitora do Ifap, Marialva Almeida; o diretor-geral do campus Macapá, Márcio Prado; o diretor do campus Avançado Oiapoque, Eliel Nery; a coordenadora de Ensino do campus Avançado, Maria Luciene e o diretor de Desenvolvimento Institucional (Dinst), Lutemberg Santana.

De acordo com a proposta da moção apresentada pelo presidente da Câmara de Vereadores, José Nazareno Rodrigues Lobão, os servidores homenageados destacaram-se nos últimos anos pela consolidação do processo de implantação do campus Avançado Oiapoque e representam hoje a atuação profissional de todos os servidores da instituição em favor da população local.

O vereador destacou a importância da presença da instituição no município através do campus Avançado Oiapoque. “É o mínimo que podemos fazer pelos senhores e senhoras que se desdobram pelo ensino”, disse o vereador. “O povo de Oiapoque abraçou o Instituto”, ressaltou. Para o vereador, este reconhecimento do poder legislativo local é fundamental para demonstrar ainda mais o apoio as iniciativas do Ifap em favor da população.

Dirigindo-se aos vereadores, a reitora do Ifap, Marialva Almeida, agradeceu pela moção de elogio dirigida à instituição. A reitora disse que "em especial, [desejava] oferecer esta homenagem a cada servidor do Instituto". "Se estamos aqui, se lutamos pela educação é porque tem muita gente de mãos dadas para que atinjamos nossos objetivos", declarou.

"Ser professora para mim é uma honra e acredito muito que a educação muda vidas", destacou Marialva Almeida. Para ela, o Ifap tem desempenhado um trabalho diferencial em Oiapoque e destacou a qualidade dos técnicos formados pela instituição e o desempenho dos servidores na produção de pesquisa e extensão. A reitora destacou em seu discurso os esforços para ampliar a oferta de novas vagas em cursos para Oiapoque, bem como a aplicação para outras modalidades de ensino como o integrado ou Proeja, além das atuais ofertas.

Em um discurso emocionado, com agradecimentos à família e aos servidores presentes, o diretor-geral do campus Macapá, Márcio Prado, manifestou gratidão aos vereadores pelo ato público de reconhecimento ao Ifap e aos seus profissionais.

"Muito obrigado ao Oiapoque, que nos acolheu" disse. O campus Avançado Oiapoque atualmente compõe a estrutura administrativa do campus Macapá.

O diretor do campus Avançado Oiapoque, Eliel Ney, disse que "receber uma homenagem como esta é uma honra. Em especial, porque foi fruto de muito trabalho".

Eliel fez questão de destacar o empenho da equipe de servidores do Ifap no município para garantir que a instituição cumpra seu papel na região. "Nós temos uma equipe muito forte que aprendeu o sentido do que é servir à população e buscar sempre o que é melhor", disse.

Eliel Nery destacou ainda a satisfação de estudantes egressos dos cursos do Ifap em Oiapoque que hoje já estão no mercado de trabalho no município. "Se perguntarem a um de nossos egressos que estão no mercado de trabalho, eles vão dizer que o diferencial na vida deles foi ter estudado no Ifap", ressaltou.

Gratidão

A coordenadora de ensino do campus Avançado Oiapoque, Maria Luciene, vive há dois anos e três meses no município. Chegou ao Oiapoque para lecionar no Ifap após a aprovação em concurso público. A docente dedicou a homenagem aos demais servidores e aos estudantes do Ifap e disse que é "um privilégio poder oferecer educação de qualidade dentro de uma unidade que vive no interior do Amapá e do Brasil".

A servidora ressaltou que o reconhecimento por parte dos vereadores deve ser uma oportunidade de valorizar a educação. "Que todos tenham a oportunidade de estudar, de estar dentro do Ifap acreditando, assim como eu acreditei, na educação", declarou.

Também esteve presente na cerimônia o diretor de Desenvolvimento Institucional (Dinst), Lutemberg Santana, que chegou em Oiapoque para assumir a função de docente da educação básica e tecnológica. Oriundo de Paulista (PE), região metropolitana de Recife, Lutemberg destacou: "falar do Oiapoque é muito gratificante porque aqui realizei o meu sonho de ser professor", disse o diretor da Dinst.

Para ele, Oiapoque tem dificuldades como tantas outras cidades, "mas que podem melhorar através do Instituto Federal do Amapá" e ressaltou a importância estratégia da fronteira entre a cidade e a Guiana Francesa.