Página inicial > Mais Notícias > Campus Avançado Oiapoque passa a ter página de notícias no Portal do Ifap

Campus Avançado Oiapoque passa a ter página de notícias no Portal do Ifap

Publicado: Quinta, 02 de Maio de 2019, 11h36 | Última atualização em Sexta, 03 de Maio de 2019, 12h31
Site vai divulgar as principais ações do Ifap no município

Nesta quinta-feira, 2/5, o Campus Avançado Oiapoque passa a ter uma página de notícias no Portal do Ifap. O objetivo é dar destaque às principais ações desenvolvidas pelo Instituto Federal do Amapá no município. O site foi iniciativa da Direção-Geral do Campus Macapá, através da Seção de Gerenciamento de Comunicação Social (Secom), em parceria com o Departamento de Informação, Comunicação e Eventos (Deice) e Tecnologia da Informação (TI), unidades da Reitoria do Ifap, para atender às necessidades de comunicação e divulgação. O lançamento do site também comemora os três anos de implantação do Campus Avançado, no próximo dia 9 de maio.

Para o diretor-geral substituto do campus Macapá, Alessandro Oliveira, o site é "mais uma via de comunicação e aproximação com alunos, docentes e toda a comunidade que, de alguma forma, tem se relacionado ou poderá estabelecer relações com o Ifap no município". De acordo com o diretor, a "utilização deste recurso, além de servir como um meio de estabelecer laços e possibilitar a comunicação, permite dar visibilidade a projetos, ações e perspectivas sobre o que e quem faz o Ifap" no Oiapoque, bem como "sobre o papel social desta instituição para o desenvolvimento e o progresso da região amazônica".

O diretor do campus Avançado Oiapoque, Eliel Nery, destaca a importância da iniciativa afirmando que "não alheio às mudanças que ocorrem na sociedade, em que as redes sociais, as mídias e a internet tem papel fundamental, a disponibilidade de uma página no Portal é uma das maneiras democráticas de o Ifap poder entrar nas casas das pessoas, levando consigo informação e educação". Para Eliel, "o acesso mediado pela internet contribui na consolidação do Campus [Avançado]", bem como "na difusão de projetos de educação popular que tenham como escopo levar oportunidades a todos os cantos do Oiapoque".

Apresentação de estudantes franceses no IFrancofonia
Foto: Maria Luciene

Ifap no Oiapoque

Atualmente o Campus Avançado possui cinco cursos técnicos nas áreas de Administração, Comércio Exterior, Logística, Recursos Humanos e Vendas. Além destes, continuamente cursos, palestras e oficinas são promovidos através de atividades de ensino, extensão e pesquisa desenvolvidas pelos professores da unidade.

A unidade localizada no município do extremo norte do Brasil tem como missão o desenvolvimento profissional através da educação com a oferta de cursos técnicos na modalidade subsequente e na forma presencial, além de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), conciliando atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Em 2018, o Ifap realizou a formatura das primeiras turmas da unidade. Foram cerca de 70 novos técnicos formados pela instituição com a capacidade para atuar no mercado de trabalho local e destacarem-se em suas profissões.

A unidade destaca-se como sede de eventos culturais e educacionais, colaborando com a formação integral da população do município. Destaca-se o IFrancofonia, evento anual com o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre estudantes do Ifap e franceses. Outra iniciativa é a Cantata Natalina, que anualmente reúne dezenas de pessoas no Campus Avançado para comemorar o Natal com música e apresentações típicas do período.

A presença do Ifap vai além dos limites do prédio sede do Campus Avançado. Isso porque há 2 anos o projeto de extensão leva informações na rádio local através do programa "Ifap no Ar". O programa vai ao ar todas as terças-feiras, às 10h, na rádio Fronteira FM 104,9 e divulga as principais ações do Ifap no município, além de promover a socialização das atividades dos cursos da instituição.

Campus Avançado Oiapoque
Entrada do Campus Avançado Oiapoque | Foto: Direção CAO

Localização

Um dos privilégios do Campus Avançado é a sua localização às margens do Rio Oiapoque, limite da fronteira entre Brasil e Guiana Francesa. No entorno da unidade também se encontram as principais atividades econômicas da região, como o comércio varejista, casas de câmbio, bancos e restaurantes. Da frente do prédio do Campus Avançado é possível visualizar a Ponte Binacional, que liga o Brasil ao território francês.

O prédio onde funciona as atuais instalações do Instituto pertencia à União e foi doado ao Ifap após reforma. A unidade do Campus Avançado Oiapoque fica localizado na rua Joaquim Caetano da Silva, nº 870, bairro Central.

Administração

Vinculado administrativamente ao Campus Macapá do Ifap, a unidade do Campus Avançado Oiapoque possui em sua estrutura organizacional a Direção-Geral, a Coordenação-Geral de Ensino, Pesquisa e Extensão, coordenações de curso, os setores de tecnologia da informação, apoio administrativo, registro escolar e acadêmico, gestão de pessoas, biblioteca, desporto, laboratórios, assistência estudantil, técnico-pedagógico e Napne.