Página inicial > Mais Notícias > Comércio internacional é foco de capacitação através de Projeto de Extensão

Comércio internacional é foco de capacitação através de Projeto de Extensão

Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2019, 14h51 | Última atualização em Quinta, 02 de Maio de 2019, 17h16
Estudantes e empresários do Oiapoque e da Guiana Francesa participaram da capacitação

O campus Avançado Oiapoque do Instituto Federal do Amapá (Ifap) encerrou no dia 26 de março a primeira etapa do projeto de extensão “Observatório do Comércio Internacional entre Brasil e França” (OBF).

Com o tema “O comércio internacional entre Brasil e França, Amapá e Guiana Francesa em 2018”, cerca de 20 pessoas da comunidade local, entre estudantes do Ifap e empresários, participaram do curso de capacitação que aconteceu no final da primeira etapa, realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Coordenado pelo professor de Economia Sammuel Vasconcelos, o projeto de extensão elaborou um catálogo de informações sobre o comércio Brasil-França, com foco nas relações entre o estado do Amapá e a Guiana Francesa.

De acordo com a proposta, o projeto tem por objetivo “observar, produzir e publicar de forma permanente as informações comerciais franco-brasileiras e, consequentemente, se tornar referência no que diz respeito ao comércio internacional”.

Para o coordenador, a iniciativa oportunizou “a obtenção de informações elaboradas em forma de textos, tabelas, gráficos e infográficos sobre o comércio formalizado” da região. Segundo o professor Sammuel, a importância do comércio local para a economia e as relações entre os dois países é significativa e deve ser divulgada.

Os participantes do projeto dedicaram-se durante os meses de fevereiro e março a interpretar diversas planilhas no Laboratório de Informática do Campus Avançado Oiapoque, a partir de dados obtidos junto à Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais.

Os dados preliminares estão disponíveis a interessados que podem entrar em contato com a coordenação do projeto através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Em breve, uma plataforma on-line estará a disposição para acesso às informações.

Com colaboração do Campus Avançado Oiapoque