Página inicial > Mais Notícias > Ifap promove 2ª edição do IFrancofonia em Oiapoque

Ifap promove 2ª edição do IFrancofonia em Oiapoque

Publicado: Quarta, 20 de Março de 2019, 15h01 | Última atualização em Terça, 09 de Abril de 2019, 10h11
Evento possibilita interação com a língua e a cultura francesa no campus Avançado de Oiapoque

WhatsApp Image 2019 03 15 at 07.58.03

O campus Avançado Oiapoque sediou na quarta-feira, 20/03, a 2ª edição do IFrancofonia, evento promovido por ocasião do Dia Mundial da Francofonia, comemorado na mesma data. Na programação, palestras, oficinas, exposições, cinema, atividades esportivas e apresentações musicais aconteceram no campus do Ifap e destacaram a importância da língua e cultura francesa. A programação fez parte da agenda oficial do evento, realizado pela Organização Internacional da Francofonia.

O evento de caráter internacional foi organizado em parceria com o colégio Lycée Polyvalent Melkior-Garré, de Caiena, Guiana Francesa, e teve o objetivo de enfatizar toda a riqueza e a diversidade sociocultural dos países francófonos no mundo.

De acordo com a coordenadora do IFrancofonia, a professora Mayara Costa, “neste ano, o evento teve a finalidade de proporcionar o intercâmbio entre os alunos do Ifap (Oiapoque) e do Lycée Melkior-Garré", bem como " a divulgação da diversidade sociocultural do francês através de atividades artístico-culturais e acadêmicas com o intuito de promover a socialização entre a língua e a cultura no contexto transfronteiriço”.

A abertura do evento foi realizada pelo diretor do campus Avançado, Eliel Nery, a coordenadora de Ensino, Luciene Lucas, e  a assessora de Cooperação Cooperação Internacional Educativa dos Países Lusófonos e América do Sul da Académie de Guyane, Atilas Cardozo. Os participantes do evento prestigiaram um cerimonial bilíngue em português e francês, realizado pelos estudantes do Ifap Nataly Silva e Romário Araujo. Em seguida, estudantes da instituição realizaram uma apresentação cultural cantando e dramatizando em língua francesa as músicas Le Bleu Lumière, do filme Vaiana (Moana), e a versão francesa da música popular amapaense Tajá, de Fernando Canto.

Para o diretor do campus Avançado Oiapoque, Eliel Nery, “foi gratificante abrir as portas do Instituto Federal para a comunidade nacional e internacional da região de fronteira". Segundo o diretor, "além do Lycée Melkior-Garré, recebemos visitas de alunos e professores das escolas da rede pública municipal e estadual, da Universidade Federal do Amapá e de toda a comunidade do Oiapoque".

Outro destaque na programação foi a apresentação de estudantes do colégio francês sobre a história e cultura musical da Guiana e a palestra "La langue françaoise dans le monde''. O campus avançado Oiapoque do Ifap também recebeu doações de livros franceses oferecidos pelo colégio.

Pela noite, ainda aconteceram atividades culturais, como músicas, degustação de culinária e exposição turística, todas retratando os países francófonos.

20 de Março

O Dia Mundial da Francofonia é comemorado em 20 de março e festejado nos cinco continentes, onde cerca de 300 milhões de pessoas falam o idioma francês. A data é celebrada em referência ao acordo assinado em 1970 na cidade de Niamey, no Níger (África), berço da celebração por influência da colonização francesa na região.

Com colaboração de Campus Avançado Oiapoque