Página inicial > Mais Notícias > Campus avançado Oiapoque realiza 1º Aberto Internacional de Xadrez

Campus avançado Oiapoque realiza 1º Aberto Internacional de Xadrez

Publicado: Segunda, 15 de Outubro de 2018, 12h38 | Última atualização em Sexta, 29 de Março de 2019, 12h33

Iniciativa faz parte de Programa de Extensão do Ifap

xadrex

O campus avançado Oiapoque sediou o 1° Aberto Internacional de Xadrez de Oiapoque, de 28 a 30 de setembro, com a participação de jogadores cadastrados na Federação Internacional de Desporto Enxadrístico (Fide) e 22 jogadores na Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), incluindo estudantes e servidores. O torneio foi promovido pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap), dentro do programa Xeque-Mate da Pró-Reitoria de Extensão (Proext).

De acordo com a Proext, o objetivo é fomentar a prática do xadrez no município de Oiapoque e difundir o esporte como ciência e arte no Instituto, nas escolas e na comunidade oiapoquense. Com o torneio, houve ainda interação entre enxadristas amapaenses, jogadores locais e a troca de experiências com profissionais, campeões estaduais e nacionais, permitindo a integração ao cenário nacional e internacional do xadrez.

O Ifap teve como parceiros na realização a Casa da Esperança de Oiapoque, Xadrez Macapá, Xadrez Total, Federação Amapaense de Xadrez, Confederação Brasileira de Xadrez, Federação Internacional de Desporto Enxadrístico, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Oiapoker Club.

O torneio contou com a presença do árbitro internacional Mauro Amaral, do Clube Xadrez Total de São Paulo, do árbitro auxiliar Gabriel de Oliveira Martins, da Casa da Esperança Oiapoque, e como organizador Alan Patrick Queiroz da Costa, do Clube de Xadrez Macapá.

Os campeões do torneio receberam medalha de ouro, prata e bronze, nas categorias masculino, feminino, estudante, sub-17 feminino e sub-17 masculino. São eles:

Campeão absoluto: Liduino Furtado de Junior

1º Lugar masculino: Liduino Furtado de Junior