Página inicial > Mais Notícias > Mostra intercultural encerra FIC de Língua Francesa no campus Oiapoque

Mostra intercultural encerra FIC de Língua Francesa no campus Oiapoque

Publicado: Terça, 29 de Maio de 2018, 12h09 | Última atualização em Sexta, 29 de Março de 2019, 12h31

O evento divulga a produção artística e cultural realiza pelos estudantes do campus

MostraOPQ2018 2

Com a Mostra Intercultural Francesa ou “Foire Interculturelle Française”, o campus avançado Oiapoque encerrou no dia 18 deste mês o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Língua Francesa do Programa Leitores Franceses 2017/2018, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proext). Entre servidores, alunos e comunidade externa, foram 52 certificados no curso, ofertado no período de setembro de 2017 a maio de 2018, com carga horária total de 180 horas, subdividida em três módulos - básico, intermediário e avançado.

Na mostra, foram realizadas atividades culturais em língua francesa e houve degustação de pratos da gastronomia de países francófonos, com as seguintes atrações: Poema Hoquet (Pigments, 1937) de Léon Gontran Damas, coral da música Je vole, coral da música Jour 1 e voz e violão da música Trem Bala.

MostraOPQ2018 1“A nossa intenção foi divulgar a produção artística e cultural da língua francesa realizada pelos alunos concluintes do curso a fim de promover a socialização da língua e cultura francesa no contexto transfronteiriço”, afirmou a coordenadora do curso, Mayara Costa.

De acordo com a coordenadora-geral do Programa Leitores Franceses, Aldenise Borges, “a mostra possibilitou à comunidade interna e externa do campus um momento de contato com a língua estrangeira, promovendo o aprendizado sobre as questões interculturais que perpassam pela literatura e música francesa”.

O Programa Leitores Franceses se encaminha para a 4ª edição, prevista para o mês de agosto de 2018, no campus Laranjal do Jari. “O intuito é levar o ensino do francês como língua estrangeira para região sul do estado, onde a rede pública de educação não oferece o ensino da língua francesa para os níveis da educação básica”, explicou Aldenise Borges. No Oiapoque, o curso foi ministrado pela professora francesa Géraldine Etinof, mestranda da Universidade Sorbonne (Paris, França).

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos - Deice